Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023 | Resumo: 1305-1 | ||||
Resumo:A expansão de cursos superiores pelos Institutos Federais trouxe desafios para a comunidade acadêmica que perpassam a manutenção do interesse de parte dos discentes, bem como a assimilação dos conteúdos, que em alguns casos possuem base deficitária. Desafios impostos pelo mundo contemporâneo fazem com que os discentes necessitem ter acesso a concepções mais sistêmicas e complexas para a construção do conhecimento. Uma dessas concepções pode ocorrer quando ideias expressas de forma simbólica venham a interagir com o conhecimento prévio dos sujeitos. Este trabalho surge pela necessidade de nivelar o conhecimento dos estudantes e proporcionar compreensão e desenvolvimento do conhecimento crítico acerca de temas que envolvem a microbiologia na disciplina de Águas Residuárias do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFCE/Camocim. Com o objetivo de facilitar a compreensão do conteúdo foi utilizado um conceito cognitivista, a Aprendizagem Significativa. Diante da dificuldade dos discentes em compreender o conceito de autodepuração de corpos hídricos foram avaliadas alternativas metodológicas para auxiliar o ensino-aprendizagem. Identificou-se dificuldade na compreensão dos fenômenos ocorridos na cinética de desoxigenação e reaeração da água na presença de uma carga poluidora orgânica. Utilizaram-se conceitos e imagens do cotidiano dos alunos para expressar processos físico-químicos e microbiológicos envolvidos na autodepuração hídrica, o que potencializou a transmissão do conhecimento e promoveu aprendizagem efetiva. Para conceitos de DBO utilizou-se o exemplo da alimentação humana e a necessidade de O2 para gerar energia. Similarmente a esse conceito prévio, os microrganismos aeróbios na água consomem o O2 dissolvido para respirar e promover a decomposição da matéria orgânica (MO). Deste modo, se a concentração de MO é associada a uma pizza que o estudante partilha com amigos, em dado momento, se olharmos para as fatias que ainda permanecem na caixa, elas representam a DBO remanescente, ou seja, quanto de O2 o grupo precisará consumir para ter energia para comer as fatias que ainda restam, enquanto a DBO exercida corresponde a todo O2 que foi consumido para que o grupo consumisse as fatias que já não estão na caixa. Compreendendo que a água possui baixa capacidade de armazenar O2 dissolvido, a demanda total de O2 para comer toda a pizza não pode superar a capacidade de armazenamento, ou estarão fadados a esgotar o O2 disponível e morrer pela ausência dele, deixando lugar para outros seres que não demandam O2. Outros exemplos foram utilizados para explicar os processos microbiológicos envolvidos no ecossistema, sempre comparando os microrganismos com os próprios alunos e suas necessidades fisiológicas básicas, para que assim, os novos conceitos pudessem fazer conexões entre o novo e seu conhecimento prévio, construindo significados pessoais para essa informação. O resultado processual de aprendizagem da turma superou as turmas anteriores 32% em rendimento acadêmico. Além disso, reduziu em 57% o abandono da disciplina, e demonstrou o sucesso pedagógico do docente que desenvolveu sua capacidade de expressar competência intelectual, aproximando a teoria da prática e a vivência da reflexão teórica. Corroborando com Moreira (2010), que coloca que os novos conhecimentos passam a ter um significado para quem aprende, ao mesmo tempo em que os conhecimentos prévios passam a ter novos significados ou mesmo uma maior estabilidade cognitiva. Palavras-chave: metodologia de ensino, conhecimentos prévios, práxis pedagógica |